Diocese da Campanha
Gabinete do Bispo

Campanha, 26 de abril de 2007.

Alliance Sud
A/c de sr. Michel Egger
Lausane - Suisse

Prezado Senhor
Paz e Bem!

Fomos informados do diálogo entre a Alliance Sud e a empresa Nestlé, com relação aos problemas na cidade de São Lourenço- MG, Brasil.

Como bispo da Diocese da Campanha, em cujo território se localiza o chamado "Circuito das Águas", e como ex-pároco de São Lourenço, venho informar-lhe que a Empresa Nestlé pouco se tem preocupado com a preservação ambiental do Município. Desconheço que tenha contribuído em ações sociais em favor da cidade.

Fui informado de que a Empresa Nestlé teria doado a Ermida Bom Jesus do Monte, primeira igreja paroquial de São Lourenço, quando ela estava confiada à Prefeitura em comodato por 20 anos, para atividades culturais. Esta igreja é propriedade da Igreja Católica desde 1903.

 Tenho também conhecimento da carta do Prefeito Municipal de São Lourenço, Sr. Tenório Cavalcanti, datada de 25 de outubro de 2005, enviada à Nestlé, na Suíça. Nesta carta há afirmações que não condizem com a verdade, quando a pessoa atacada, Sr. Franklin Frederick, apenas vem defendendo  que o Ministério Público do Brasil também defende. E as supostas ações de "desenvolvimento sustentável", mencionadas na carta, conduzidas pela Nestlé, restringem-se-à-propaganda.
   
Nesse contexto devo acrescentar que a antiga Casa da Cultura, na antiga Fazenda Scharp, atualmente propriedade da Nestlé, foi demolida pela Empresa. No tempo da empresa Perrier, essa casa fora emprestada à Prefeitura. Com a demolição, o Município perdeu um bem cultural.

Consciente de que a água é um bem público e, no nosso caso, no Circuito das Águas, é fonte de saúde, creio que a água não deve ser explorada para exportação, mas para a cura dos males que afligem tanta gente. A contínua exploração levará ao esgotamento das fontes; e, em breve, os próprios moradores desta região não usufruirão desse bem-comum.
Contamos com o seu apoio na solução desse conflito. E nos colocamos à disposição para acolher o Sr. quando puder nos visitar.

Com os melhores cumprimentos,
† fr. Diamantino P. de Carvalho, ofm
          Bispo da Diocese da Campanha