Questões ambientais fazem Nestlé encerrar produção de água no Sul de Minas
 

Suspeita de superexploração das fontes de São Lourenço levou a ações no MP e pressão de ambientalistas

EPTV Sul de Minas   

03/11/2004 19:38 - A multinacional Nestlé encerrou a produção da marca de água Pure Life no Parque das Águas, em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. O problema começou há quatro anos, quando houve suspeita de superexploração das fontes. A Pure Life é um tipo de água desmineralizada.

O Parque das Águas é o principal atrativo turístico da cidade e a exploração comercial do potencial hídrico do local é feito desde 1992 pela Nestlé. A suspeita de superexploração das águas minerais foi levantada por órgãos ambientais. Segundo dados de um estudo do Departamento Nacional de Produção Mineral, a fonte magnesiana começou a secar e outra teria perdido a qualidade e vazão.

A promotoria entrou com uma ação civil pública alegando danos ambientais e uma das fontes chegou a ser lacrada , mas foi reaberta por uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Houve manifestação de entidades ambientais com o acompanhamento do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Municipal.

Em janeiro deste ano, foi determinado que a multinacional teria que cumprir cinco reivindicações para melhorar o entendimento entre as partes até o último domingo (31).

A linha Pure Life deixou de ser produzida na última semana. Na Fonte Primavera, que era usada para a fabricação do produto, foi construído um fontanário que já está aberto para visitação. Segundo a gerência industrial da Nestlé, as outras três reivindicações já estão sendo colocadas em prática.

O acordo para o fim da produção da água desmineralizada foi feito entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Minsitério Público e a multinacional. Na segunda quinzena deste mês, técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente vão voltar ao parque das águas para fiscalizar o cumprimento das determinações.

Notícias relacionadas:
 Empresa volta a explorar fonte de água em São Lourenço
 Juiz suspende exploração de águas em São Lourenço
 Promotor pede suspensão da extração de água em São Lourenço
 Moradores protestam contra exploração de água em São Lourenço